sexta-feira, 16 de julho de 2010

Postagem de 2006 - Artigo 042

Lixão ainda polui

Não é o nosso, que se mantém poluindo a Camélia, trata-se do lixão de Rio Grande, que em reportagem de Rodrigo Santos, correspondente de Zero Hora nos diz que a pior conseqüência do acumulo de lixo é a contaminação da Lagoa dos Patos “já que o lixão localiza-se praticamente dentro d'água.” (ZH Ambiente, 27 de Julho de 2006, página 05). Em 2002, segundo as informações do órgão ambiental do estado, deram conta de que este lixão “era como um dois piores do estado”.

Saindo da cidade portuária e voltando para a cidade que já teve porto, encontramos em 1998 dados também dando conta que o Lixão da Camélia havia chegado no limite e que tal situação teria de ser contornada.
Em 1998 faziam 15 anos que a área de butiazal iniciara o recebimento do lixo de maneira desordenada e poluente para a natureza e os recursos hídricos, abundantes no entorno.
Outra situação dava conta da necessidade de remoção do local de despejo e sua recuperação. Em 1999, se contrata o geólogo, que iria apenas fazer os documentos e coordenar o trabalho de remediação da área, que somente veio a ocorrer em fins de Novembro de 2000, apenas com colocação de cercamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário