quinta-feira, 15 de julho de 2010

Postagem de 2007 - Artigo 016

Água: Um Bem Precioso?
Quando realizamos nas escolas de Tapes e dos municípios vizinhos palestras sobre meio ambiente, enfatizamos a questão crucial que envolve os recursos hídricos. Mostramos para os pequenos de 07 à 12 anos, o quanto a água é um bem precioso para a humanidade, e que, desde o tempo dos dinossauros é a mesma água que os seres humanos e todos os outros seres vivos no planeta se abastecem, utilizam e consomem.
Quando encontramos os pais destas crianças em locais públicos, sempre recebemos elogios ou considerações sobre as palestras, com os próprios pais reconhecendo erros que foram sendo modificados à partir da visão crítica que as crianças adquiriram após terem consciência da gravidade da falta de água no futuro.
O comportamento humano nos últimos 150 anos tem produzido poluição, contaminação e degradação das nascentes, leitos e foz dos rios, córregos, riachos, lagos, lagoas ou qualquer banhado, que alguns com um pensamento "mais jurássico", acreditam ser os "efeitos colaterais" do modelo de progresso industrial, tecnológico e cultural.
Algumas "otoridades" municipais, ainda não perceberam ou preferem não acreditar que os 0,01% de água existente no planeta para o consumo humano, das indústrias e da agricultura são finitos e acabarão algum dia.
Afinal, é só se voltar para a laguna dos Patos e ver a imensidão dos recursos existentes em nosso estuário, para acreditarem que a falta de água no futuro é um "mito".
O pior, é sabermos que um recurso hídrico importante para a manutenção da vida no planeta e para a subsistência dos animais, plantas e do próprio "animal humano" é desrespeitada e utilizada de forma ignorante para lavar "calçadões e ruas" no centro de Tapes, como ocorreu no fim do mês de Dezembro, para espanto de vários tapenses que viram a cena em praça pública.
A pergunta que fica é, se os moradores do corredor Pinvest, na Camélia ou no corredor das Capivaras já tem em suas casas água tratada em suas torneiras, para consumirem uma água melhor da que habitualmente estão fadadas a consumirem, por total falta de "censo e de penso" das "otoridades" que jogam água fora para lavar ruas ou calçadas.
Enquanto assistirmos ou recebermos notícias destes fatos ocorridos em Tapes, continuaremos a alertar as crianças nas escolas de que este "bem precioso" para o futuro de suas vidas, está em perigo pelas atitudes dos adultos inconseqüêntes que ainda não conseguem perceber que a água será o "ouro branco" em um futuro bem próximo.
Mas o pior, e o mais agravante é quando atitudes de desperdício são tomadas pelo Poder Público que deveria trabalhar pela preservação deste bem coletivo.
E é bem bom lembrar, que inclusive os Cardeais, aqueles pássaros com o "topete vermelho" estão em risco de extinção pelas derrubadas das matas em área de preservação e pela falta de água para sua sobrevivência.
Ainda veremos alguns destes bichos morrendo de sede, mesmo que tenham o bico dentro da lagoa, de nada adiantará devido a poluição dos esgotos, dos lixos e dos poluentes das lavouras que acabarão com este recurso, por total incapacidade do "bicho homem" que ainda não percebeu ser uma migalha da criação, um grão de areia no Universo, um nada em outras palavras e com nenhum poder de usurpar o direito a água que todo o ser vivo neste planeta tem direito.
A continuar a omissão, a conivência e a participação destes "bicho Homens" na saga de destruição do planeta e de nossa cidade, podemos acreditar como Ecologistas que o nosso fim será terrível, um dos piores, quando empobreceremos radicalmente mesmo tendo ao lado uma riqueza incomensurável, que não será útil devido a sua degradação e poluição. O turismo em Tapes que o diga, que agora esta usando uma máxima dos tempos do Império Romano, para entreter a plebe com "panis at circus" e nenhuma perspectiva de melhora, à não ser, quem sabe, crucifiquem alguém na Praça Rui Barbosa para expiarem seus pecados e suas tacanhas formas de governar uma cidade, que em breve, pode voltar à ser uma vila, um arrabalde qualquer do mundo.

Publicado em > http://sites.google.com/site/osverdestapes2/bemprecioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário